quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cabelos bem tratados = fios jovens



A chegada dos fios brancos é um sinal de que o cabelo está envelhecendo. Além da diminuição de melanina, o aumento da porosidade, a perda de maciez, de massa capilar e de brilho, o afinamento das madeixas e o ressecamento, causado pela falta de hidratação natural, também são sintomas do problema.

Assim como a pele perde colágeno e outras substâncias com o tempo, o passar dos anos também é responsável pela diminuição da produção de queratina no cabelo. Isso ocorre, principalmente, devido à queda de hormônios. “Em geral, acontece a partir dos 35 anos, mas não é regra. Depende muito da saúde de cada pessoa e dos cuidados que ela tem com o corpo, com os hormônios e com o próprio cabelo”.




A partir da menopausa, o envelhecimento capilar torna-se ainda mais acentuado. Outros fatores como poluição, sol, cigarro, uso excessivo de alisamentos, descolorações e colorações, além do calor provocado pela chapinha e pelo secador, agravam o problema.

Sempre à mão
Já existem diversos cosméticos específicos para os cabelos com propriedades antiage, que contêm substâncias antioxidantes capazes de devolver a beleza natural às madeixas. Também é importante procurar nos rótulos dos produtos ativos de reparação capilar, como lipídeos, proteínas e silicones.

Fuja do sol
A irradiação solar é um dos fatores externos que aceleram o processo de envelhecimento dos fios. Por isso, abusar de produtos para a cabeleira que contenham proteção contra o sol faz com que as madeixas fiquem saudáveis e com vitalidade por mais tempo. Finalizadores à base de silicone, que impermeabilizam os cabelos e agem contra a poluição, assim como protetores térmicos, devem sempre estar presentes na nécessaire.

Spa capilar

Hidratações profundas, cauterizações e queratinizações ajudam a prevenir e a combater os sinais do envelhecimento capilar. Deve-se privilegiar procedimentos com função selante (ou seja, que fecham as cutículas do fio) e que tenham ativos hidratantes, queratina, proteínas e aminoácidos, orienta o tricologista. Técnicas que usam substâncias com propriedades antioxidantes, como os tratamentos à base de extrato de uva, também contribuem nesse processo. Elas devem ser feitas semanalmente ou uma vez por mês, conforme a necessidade da cliente.

De dentro para fora
Além dos cuidados com as madeixas, manter a saúde em dia melhora o aspecto geral do corpo, incluindo os cabelos. Ou seja, cuidar da alimentação – ingerindo produtos ricos em antirradicais livres, como frutas, verduras e legumes – e controlar os níveis hormonais auxiliam na guerra contra o tempo.

Look certeiro!
Os tons mais claros, em geral, pesam menos no visual e deixam a aparência jovial. Os tons de marrom e avermelhados também funcionam bem. Cortes repicados e desfiados, de curtos a médios, também garantem um look mais jovem.

Fonte:www.cabelosevisual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário