sábado, 18 de setembro de 2010

2010 poderá ser o ano de maior aumento real do salário de várias categorias

O coordenador de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre Prado de Oliveiras afirma que os aumentos salariais obtidos pelos trabalhadores em 2010 deverão ser os maiores desde que iniciou sua série histórica, em 1996

No primeiro semestre, segundo o Dieese, 97% das 290 negociações registradas conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho foi melhor que nos anos de 2008 e 2009, quando o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice foi, respectivamente, 87% e 93%. A estimativa, agora, é que o resultado, para os trabalhadores, seja ainda melhor.

Três das principais categorias de trabalhadores do país, bancários, metalúrgicos e petroleiros estão em pleno processo de negociação salarial.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), ligada a Central Única dos Trabalhadores (CUT), analisa a proposta da Petrobras, que representa um ganho real de 3,6% a 4,7%, de acordo com a faixa salarial. Quatro dos seis grupos do ramo metalúrgico fecharam acordo com as fábricas de 9% de aumento salarial, mais do que o dobro da inflação do período, de 4,2%. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, este é o maior aumento real nos últimos dez anos. Já os bancários vão receber a proposta das instituições financeiras no próximo dia 22.

Do www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário