sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENTREVISTA EXCLUSIVA!!!


O pastor titular da Assembléia de Deus de Assu, há 9 anos, Francisco Cícero de Miranda, fala sobre infância, conversão ao evangelho do Senhor Jesus Cristo, denominação, projetos atuais, administração municipal e seus candidatos nas eleições 2010.




Blog - Qual era o sonho do menino Francisco Cícero Miranda?

Pastor - Nasci num lar de família católica tradicional e conforme os costumes e a tradicional crença. Aprendi pelas catequistas, que uma família numerosa, como o caso da minha (13 filhos: 11 homens e 2 mulheres), pelo menos deveria ter um padre ou uma freira. Por ser o caçula, a missão recaiu sobre mim. Ser padre! Estudei 20 meses no Pré-seminário de Sobral/CE (de onde sou), 2 anos no Seminário Diocesano de Messejana/CE e 2 anos no Seminário dos Frades Capuchinos de Tianguá/CE.

B - Como aconteceu o chamado para o pastorado?

P - Converti-me ao Santo Evangelho do Senhor Jesus em 1965, aos 16 anos de idade. Desenvolvi vários cargos na Igreja onde nasci na fé, como jovem professor da Escola Dominical, Líder de jovens, Auxiliar, Diretor de Eventos, etc.

Porém, vindo do Ceará para o Rio Grande do Norte servir a Pátria, conheci a jovem Núbia com quem casei e regressei ao Ceará. Recebi um chamado de maneira veemente e clara. Tive que abandonar tudo o que fazia na área profissional. Eu era naquela época, um pequeno comerciante no ramo de calçados (comerciante e produtor) abandonei tudo para dedicar-me em tempo integral ao reino de Deus. Preparei-me teologicamente e comecei a abrir estradas.

B - O Senhor dirige a maior Igreja Evangélica, maior denominação evangélica do Município do Assu/RN, Assembléia de Deus. Como divide seu tempo pessoal e ministerial?

P - Esse é um grande problema, não consigo realizar esta operação dividir. O meu tempo é praticamente ocupado com atividade ministerial, quando jovem me dedicava a implantação de igrejas através da evangelização intensiva e sistemática no Brasil e Exterior. Hoje, já maduro, vivo dedicado a supervisão e orientação a outros, que desejam superar obstáculos. Dado a minha dedicação sou exigente comigo mesmo, fazendo a obra de Deus. Portanto não sobra tempo para dedicação pessoal.

B - Pensa-se que os evangélicos são todos “pobres” ou “desinformados”. A igreja tem mudado, tem conquistado adeptos com poder aquisitivo melhor?

P - Há uma máxima que diz: “prefiro a qualidade do que a quantidade”. Eu quero trabalhar com a quantidade para fazer a qualidade sim. A Igreja Evangélica cada dia melhora cultural, econômica e em nível social e por isso cresce numericamente. E sua presença é notória em todas as classes da sociedade

B - Como se divide ou como funciona a hierarquia da denominação Assembléia de Deus?

P - A minha denominação funciona em sua hierarquia assim:

Temos uma Convenção Nacional na qual todas as igrejas e pastores dos Estados são filiados. Elegemos a cada 2 (dois) anos uma diretoria, porem cada Estado é autônomo tendo sua Convenção Estadual ou Ministerial com suas particularidades. No nosso Estado funciona da seguinte forma: Presidente da Igreja Central em Natal e mais 24 (vinte e quatro) supervisores de campos, na capital tem 24 (vinte e quatro) coordenações de setores e os Diretores de Departamentos – pastores de igrejas filiais – presbíteros

Dirigente de Congregação e outros. Na ordem ministerial e assim: PASTOR – EVANGELISTA – PRESBÍTERO - DIACONO

B - Quais os projetos que o senhor, como dirigente pastoral já realizou e pretende realizar aqui em Assu/RN?

P - Sou pregador e ensinador do crescimento de Igrejas. Aqui no Município de Açu, já tive a alegria e felicidade de implantar novas igrejas – Olho D’água, Baviera, Lagoa do Ferreiro de Fora, Feliz Assú, Vertentes I e II, Cohab, Parati, 2000, Medubim, Riacho, Bom lugar II, Panon I, Acauã, Pataxó, Assentamento Nova Descoberta, Vila Nova, pataxó, e Caraú. Estamos implantando no Assentamento Canto cumprido.

Curso de formação teológica básica com 22 (vinte e dois) formados (obreiros e campo de Açu/RN), formatura de 20 (vinte) professores para crianças curso dinamizando o ensino infantil.

B - Qual o projeto mais ambicioso da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Assu, além do alcance espiritual?

P - Acredito que o projeto mais ambicioso foi a construção do templo sede situado na Avenida Senador João Câmara, 805, centro. Um prédio que dignifica nossa denominação, bem como agora a climatização total do Templo.

B - A Igreja tem uma Associação Beneficente, e o que ela tem feito?

P - Muito pouco. Vários são os fatores, convém enumerá-los: inexistência de material humano comprometido com o reino, que vista a camisa; falta de cultura associativa de nossa igreja e meu tempo pessoal ocupado com outras atividades, etc.

B - O senhor pretende ficar a frente de uma igreja quanto tempo mais?

P - Meus colegas não acreditam, nossa formação é de papado. Porém, se Deus quiser me dar vida e saúde mesmo assim como a tenho, ficarei a frente de uma igreja até aos 75 anos. Conseqüentemente mais 15 anos, depende tudo do dono da vida.

B - A igreja tem entrado na política, a de Assu não é diferente. Que avaliação o senhor faz da Administração Municipal?

P - Eu estou vendo o Prefeito Ivan Júnior fazendo uma excelente administração. Muito jovem, porém muito centrado no seu papel. Enfrenta algumas situações por causa do FPM, mas tem buscado outras fontes para poder equilibrar e melhorar estruturalmente, alguns pequenos reparos ou ajustes na parte política. Acredito que ao se aproximar 2012 certamente todos os passos estarão dentro do quadrado. É uma boa administração, mesmo tendo pouco menos de dois anos.

B - Quais os seus candidatos para esta eleição?

Presidente: MARINA SILVA – 43

Governador: ROSALVA CIARLINI – 25

Senadores: GARIBALDI – 154

JOSÉ AGRIPINO – 252

Deputado Estadual: ANTONIO JÁCOME – 33.133

Deputado Federal: ADENÚBIO MELO – 4011

Nenhum comentário:

Postar um comentário