domingo, 10 de outubro de 2010

Ministro da Ciência e Tecnologia abre Simpósio sobre Comunicação sem fio

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, participa na manhã desta segunda-feira (11), em Recife (PE), da abertura do 13º Simpósio Internacional sobre Comunicações Multimídia Pessoais Sem Fio (WPMC). O encontro ocorre pela primeira vez na América do Sul.

A série de simpósios WPMC foi inaugurada há 13 anos, no parque de pesquisa de Yokosuka, no Japão, como um fórum destinado a possibilitar a colaboração no domínio da comunicação multimídia sem fios. O tema deste ano é Infraestrutura Autônoma de Rede. A iniciativa dos debates pretende estimular o desenvolvimento de novas propostas no campo da comunicação multimídia sem fio.

A dinâmica do evento compreende a apresentação de pesquisas e estudos de profissionais nacionais e estrangeiros sobre as perspectivas para o futuro da área. A programação é composta por sessões técnicas especiais, tutoriais e painéis de discussão. Na pauta de discussão constam temas como: tecnologias de interface-aérea, tecnologias de rede sem fio, desenvolvimento de rede e gerenciamento de tecnologias, aplicações e serviços, além de sistemas e regulação.

O próximo simpósio está marcado para ocorrer em Brest, na França.

Ainda na segunda-feira (11) à noite o ministro Rezende se encontra com o diretor de Planejamento de Política Tecnológica do Ministério de Assuntos Internos e Comuinicações (MIC), do Japão, Fujita Kazushige. Ele apresenta a política japonesda na área de pesquisa e desenvolvimento em comunicação de dados, com e sem fio. Rezende e Kazushige também discutem a possibilidade de uma cooperação nipobrasileira em pesquisa e incremento no setor.

Portal do Ministério da Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário