sexta-feira, 25 de maio de 2012

Está sendo "fritado" no trabalho?

Como perceber se você está sendo queimado e reverter a situação

É muito comum ouvir histórias de pequenos conchavos para apagar estrelas em ascensão, no dia a dia das empresas.

Há casos mais sérios que envolvem armações maquiavélicas para forçar uma demissão, aumentar o poder de um grupo ou até mascarar falcatruas.

Uma pesquisa da VOCÊ S/A com 662 profissionais no Linkedin, a rede social de relacionamentos profissionais, revelou que 48% deles já foram vítimas de uma fritura — uma prática deliberada para prejudicar profissionalmente o alvo da vez.  E 44% afirmaram ter visto a situação ocorrer com outras pessoas.

Sinais de que você pode ser alvo de uma fritura 

Você não é mais convocado para as reuniões, ou não é convidado para os momentos em que a equipe socializa. 
Nas reuniões de que participa, suas intervenções são recebidas pela chefia com indiferença ou impaciência. 
Seu chefe deixou de se preocupar com seu trabalho e até de lhe cobrar quando algo não ocorre conforme o previsto. 
Seus colegas recebem da chefia um tratamento mais atencioso e simpático. 
Informações estratégicas e novas diretrizes não têm sido comunicadas a você. 
Em vez de lhe dar ordens, o gestor opta por repassá-las a seus subordinados ou por transferir a tarefa a seu colega. 
Sua chefia começa a estabelecer para você metas impossíveis de serem alcançadas. 
O gestor tem reclamado de falhas suas com outros. 
Seu chefe o sobrecarrega com atividades de menor importância ou começa a lhe passar tarefas de áreas fora de sua competência, nas quais seu desempenho é limitado.


Está sendo queimado? Reverta isso já 

Assim que perceber os primeiros indícios de fritura, procure seu gestor e pergunte o que aconteceu. 
Aja o mais rápido possível, pois, se o gestor repassar as reclamações sobre você a outras esferas, dificilmente voltará atrás na decisão de desligá-lo. 
Não alimente a rádio-peão com fofocas. Essa atitude aumenta o desgaste com a chefia. 
Não deixe que sua atitude confirme os estereótipos criados sobre você, pois eles podem colar e ser usados contra você na hora de definir uma promoção. 
Se desconfiar que uma ordem recebida pode ser usada contra você, procure registrá-la por meio de uma confirmação por e-mail.


VOCÊ.S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário