quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nota baixa para saúde brasileira

A saúde é a área na qual o desempenho do Brasil é o mais fraco, apontou um índice divulgado ontem, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Inédito, o Índice de Valores Humanos (IVH) avaliou a experiência e a percepção de brasileiros em três áreas: saúde, trabalho e educação. Em uma escala de zero a 1, o Brasil atingiu IVH de 0,59, sendo que o subíndice saúde teve o pior desempenho: 0,45.
Na área da saúde, foram avaliados o tempo de espera por atendimento, facilidade de compreensão da linguagem e interesse que a equipe médica tem pelo paciente.
Segundo o relatório do Pnud, "Os resultados da pesquisa mostram que mais da metade da população (51,1 por cento) considera que a espera por atendimento em serviço de saúde é demorada (não foi feita distinção entre setor público ou privado)".
Educação teve 0,54 e ponderou o que os entrevistados acreditam ser a prioridade no setor e a avaliação de estudantes e professores.
O estudo foi realizado apenas no Brasil e faz parte da versão inicial do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2009/2010.
Foram ouvidas 2.002 pessoas em 148 municípios de 24 Estados

Fonte:www.yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário