quinta-feira, 21 de novembro de 2019

TV ou Livro?

No dia em que é comemorado o Dia Mundial da Televisão (21), você já se perguntou que bem tem trazido, a si mesmo e à sua família, as muitas horas em frente à televisão?

Resultado de imagem para viciados em televisão

Os efeitos nocivos da televisão:

  • Os efeitos das notícias negativas - as pessoas possuem a tendência de se atraírem por notícias negativas como: tragédias, mortes, etc.. Porém ao absorver essas notícias com frequência, o organismo passa a produzir; de forma alarmante; o colesterol que está também relacionado ao estresse. Sendo assim, inconsciente acabamos recebendo estímulos como se estivessem em situação de conflito, como uma briga por exemplo. Como a velocidade dessas mensagens são captadas de forma muito rápida, pode provocar: irritabilidade, medo, ansiedade, fobias e até depressão.
  • Os efeitos no desenvolvimento das crianças - para as crianças os efeitos são ainda mais nocivos, já que o cérebro está em formação. Como a criança não tem condições de entender a diferença entre a realidade é a ficção a super exposição tanto a tela do tablet, computador e etc.., quanto as imagens e notícias violentas podem acarretar vários problemas de saúde e desenvolvimento. A fala da criança pode ser afetada, assim como a forma de se relacionar com as pessoas.
  • Os efeitos nos relacionamentos - muitos relacionamentos foram rompidos por falta de comunicação. Mesmo os pais que não conseguem se desgrudar do celular quando levam seus filhos ao parquinho, estão ensinando para seus filhos que não estão completamente a disposição para dar atenção plena ao momento de distração e aprendizado.
  • Os efeitos cognitivos tanto para a linguagem quanto para a memória causadas por excesso de horas assistindo a televisão, pc, celular - Tantos adultos, idosos quanto as crianças podem ter a memória afetada, assim como a linguagem oral e escrita. Será porque evoluimos tanto em tecnologia mais continuamos na lista dos países com o maior número de analfabetos? (Brasil está em oitavo lugar no ranking mundial de analfabetismo).

Resultado de imagem para mamae lendo para o filho

Principais benefícios da leitura:

  • A leitura aumenta o vocabulário - Os diálogos da tv normalmente são curtos e simples podendo ser comparados com um nível de uma criança no quarto ano do ensino fundamental. No entanto, os livros infantis possuem uma linguagem muito mais rica do que o mesmo programa de tv.
  • Contribui para relações sociais - a leitura contribui para o aumento da empatia e integração entre as pessoas, (quando se está lendo um livro para uma criança ela percebe que está recebendo atenção). Infelizmente crianças e adolescentes que passam muitas horas “navegando na internet” ou jogando videogames tendem a serem anti sociais.
  • Colabora para a redução do estresse - Muito melhor do que uma boa música a leitura ajuda a reduzir o estresse em apenas 6 minutos. Isso porque proporciona um relaxamento diferente do que quando estamos assistindo tv, já que implica principalmente pelo o excesso de informações.
  • A leitura ajuda a memória - como a leitura é um exercício a imaginação, podemos relacionar as emoções sentidas enquanto tentamos descrever cada detalhe do livro como: lugar, personagem, época do acontecimento. Isso contribui para fortalecer a memória. Alguns estudos apontam os efeitos nocivos aos idosos que passam muitas horas assistindo televisão principalmente se comparados com os idosos que possuem o hábito de ler, escrever, fazer palavras cruzadas.

Fonte: Brazilian times

Nenhum comentário:

Postar um comentário