domingo, 27 de maio de 2012

Redes Sociais em anos eleitorais exigem cuidado

O crescimento das redes sociais no país chamou a atenção da Justiça Eleitoral para este espaço de divulgação, e dos candidatos e eleitores.

Toda e qualquer ação configurada como propaganda fora de época pode ser denunciada ao Ministério Publico, ao Juiz Eleitoral, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até mesmo a Polícia Militar. 

A partir do momento que a propaganda na rede for autorizada, por dia circularam milhares de mensagens aos milhões de usuários das redes sociais em todo Brasil e, para que essa realidade não passe dos limites e se torne algo que possa prejudicar a construção de uma campanha, é preciso estar ciente de algumas dicas.


  • Aprenda antes de usar – Antes de entrar em qualquer rede é preciso entender o objetivo de cada uma delas. O Twitter é uma rede social de mensagens curtas, então evite escrever textos e separá-los em vários twittes. O mais ideal seria construir um blog.
  • As redes sociais são canais multilaterais – Uma simples postagem pode virar o assunto mais comentado da internet. É preciso tem muita consciência do que está sendo postado.
  • Interação – Permita o diálogo e saiba lidar com as críticas. Tenha jogo de cintura e evite trocar farpas.
  • Moderação - Ficar o tempo todo na rede social pode comprometer a campanha.
  • Comentários – Se tiver várias pessoas que alimentem o conteúdo da rede, se intere do que está sendo discutido na conta, assim evitará saia justa caso encontre com algum eleitor.
  • Punição – Na internet tudo fica registrado. Uma simples postagem pode gerar processos na Justiça. Criar uma conta falsa, não significa que não haverá punição. Hoje é possível descobrir de forma fácil quem foi o criador da conta.
Eleitor Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário