quarta-feira, 30 de março de 2011

Ipanguaçu prever lançar Plano de mobilização de ações para prevenção da hanseníase em abril


Aline Gomes enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), o plano se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e visa à manutenção da saúde.


dentre os agravos de maior interesse de prevenção e controle, está a Hanseníase, agravo esse que há muito é conhecido, bem como sua forma de transmissão e tratamento, mas que ainda causa impacto dentro dos assuntos de saúde pública. Ela explica que a hanseníase é endêmica no Brasil, registram-se em média, a cada ano, 47.000 novos casos, dos quais 23,3% com graus de incapacidade I e II. No município de Ipanguaçu existe apenas 01(um) caso diagnosticado da doença, que está em fase de tratamento.

previsão é que o plano possa ter inicio em abril e seguir até fevereiro de 2012. “Para que essas ações aconteçam, se faz necessário a qualificação de todos os profissionais de saúde para identificar sinais e sintomas suspeitos, conversar com o paciente e encaminhá-lo para a realização de exames, tratamento adequado e reabilitação, quando necessária” disse a secretária de saúde do município.

Keyson Cunha 
Assessoria de imprensa
Prefeitura de Ipanguaçu
“Governando Nossa Terra”
(84) 91812033
(84) 3335-2540

Nenhum comentário:

Postar um comentário