sexta-feira, 4 de março de 2011

Especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori dá dicas sobre comunicação

A comunicação é a principal ferramenta dos líderes.


Calibrar o discurso — encontrar as palavras certas para se conectar com a audiência e o tom ideal para o que se pretende transmitir — é um dos principais desafios de quem tem de falar em público. Pense antes em quem será seu interlocutor: o pessoal da fábrica, os diretores da sua empresa ou o grupo de acionistas da companhia. Seja simples e foque no que você sabe.


Liderar implica renovar a autoestima — a sua e a dos colegas. Em tempos de crise, reforçar esse aspecto no dia-a-dia com sua equipe é um tremendo diferencial, pois melhora a adesão do time, o compromisso com os objetivos e o trabalho conjunto.


Hoje, a figura do líder autoritário e invencível deu lugar a um herói mais humano, que também perde noites de sono e tem frustrações. Dividir suas angústias e expectativas com a equipe traz o time para o seu lado.


Comemorar bons resultados é fácil. Difícil mesmo é ser o portador de notícias desagradáveis, como cortes e demissões. Nessa hora, ir direto ao ponto é o mais correto. “Ao líder cabe o papel de inspirar, criar expectativas realizáveis e recompensar esforços”.


Vocêsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário