terça-feira, 16 de novembro de 2010

Regiões norte e nordeste concentram grupos produtivos de mulheres rurais

Tem continuidade nesta terça-feria (16) a 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul, em Brasília.  Discussões sobre temas como aquisição pública de alimentos da agricultura familiar, reforma agrária e políticas de acesso à terra fazem parte da pauta da Reunião.
Nesse evento foram apresentados dados sobre grupos que produzem alimentos e artesanatos em áreas rurais. Os grupos de mulheres são pequenos, com média de 15 integrantes e estão concentrados, predominantemente, nas regiões Norte e Nordeste e a maioria foi criada a partir de 2002. Os dados foram apresentados no domingo (14), no seminário sobre organizações produtivas das mulheres rurais, que fez parte da 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul. O perfil dos empreendimentos econômicos da mulheres rurais foi levantado pela Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.
Outra característica identificada no estudo foi a dificuldade de acesso dessas mulheres a políticas de crédito, seja por falta de personalidade jurídica das organizações ou porque acreditam ser este um processo muito burocrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário