sábado, 20 de novembro de 2010

Jean Lopes ministrará oficina de fotografia em Natal

O fotógrafo assuense Jean Lopes é um dos convidados da 1ª Semana Potiguar de Fotografia. Ele ministrará a “Oficina a cores”, cujo objetivo é celebrar “a magia cromática da luz”, educando o olhar para as cores e o poder que ele exerce como elemento criativo na composição fotográfica. A Oficina está dividida em dois momentos. Na primeira parte, o fotógrafo apresenta alguns de seus trabalhos abordando questões que norteiam seu processo criativo. No segundo momento, os participantes terão a oportunidade de produzir seu próprio material para análise e discussão.
Jean é fotógrafo autodidata e atua desde 1992 com uma produção autoral voltada para as tradições e cultura regional, como nos ensaios “Junho na terra do São João”, iniciado em 2002 e que retrata os festejos religiosos no interior potiguar, e “Debaixo da lona”, de 2007, sobre a feira-livre, onde explora a cor como elemento fundamental na composição. 
Seu ensaio sobre a brincadeira do pau-de-sebo ganhou o Concurso Leica-Fotografe 2007, o mais disputado da América Latina. Em 2006, já tinha vencido a categoria cor do mesmo prêmio. Outras distinções incluem o primeiro lugar no 1º Concurso Nacional de Fotografia Consigo, o primeiro lugar em três edições do Concurso Cidade de Santa Maria/RS (2003/2005/2010); a seleção nos Salões de Artes Visuais de Natal/RN (2006 e 2007), na Bienal Sicafi 2007, da Argentina, e no 2nd Annual Photography Masters Cup, de Londres. Participou das exposições coletivas “Los trabajos e los días”, na Colômbia (2007); “Cotidiano do Trabalhador”, Áustria (1995), “Fotógrafos de Arte Sacro de Brasil en Esperanza”, Argentina (2004).

De 25 a 28 de novembro, no Palácio da Cultura em Natal, no Rio Grande do Norte, será realizada a 1ª Semana Potiguar de Fotografia. Visando fomentar a difusão do conhecimento fotográfico, a Semana reunirá em sua programação oficinas, leituras de portfólio, mediatecas, bazares, exposições, palestras e projeções.
A 1ª Semana Potiguar de Fotografia contará com a presença de 4 grandes nomes envolvidos com o universo fotográfico. Rosely Nakagawa, Ricardo JunqueiraAraquém Alcântara e Jean Lopes ministrarão workshops abertos ao público. “Edição de Imagem e Projeto” é o tema central da oficina que será oferecida por Rosely Nakagawa. A partir do portfólio dos autores, a curadora fará uma análise do material, explorando o trabalho de edição e dando dicas sobre como elaborar um projeto no espaço expositivo. O fotógrafo Ricardo Junqueira promoverá um debate acerca dos diferentes usos da fotografia e sobre seu papel como um meio de expressão, enfatizando seu lugar na arte contemporânea. Junqueira também incentivará reflexões fotográficas a partir da observação de trabalhos já editados.
Araquém Alcântara tem como proposta uma saída a campo em Carnaúba dos Dantas, como forma de estimular a visão criativa no campo da fotografia de natureza, fazendo depois uma análise dos materiais produzidos. Por fim, com o intuito de explorar a composição fotográfica criativa em cores, Jean Lopes promoverá a Oficina a Cores, na qual, a partir da observação de trabalhos já produzidos, os participantes terão que desenvolver um ensaio explorando o olhar cromático.
Além dos workshops, leituras de portfólio e lançamentos de livros, palestras serão realizadas por fotógrafos do Rio Grande do Norte, sobre fotografia documental. Araquém Alcântara também participará de uma coletiva de imprensa e lançará um livro durante a Semana. Buscando divulgar o trabalho dos fotógrafos regionais e aproximá-los do público, seis exposições serão realizadas durante o evento: uma individual de Canindé Soares e as coletivas do Coletivo Sertão Mar; Coletivo Potiguar Fotografia Contemporânea; alunos do curso de fotografia Zoon/Senac; Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) e a Coletiva “Festa de interior”
Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição localizada no site do evento, selecionando as atividades que desejam integrar.  Em seguida, um e-mail deve ser encaminhado para os organizadores  da Semana pelo endereço eletrônico contato@ricardojunqueira.com.br. Após este procedimento, será enviado ao interessado o número de identificação da inscrição. A disponibilidade da vaga se dará com a confirmação deste número, porém, sua garantia só será confirmada mediante o envio do comprovante de pagamento. As vagas são limitadas.
A 1ª Semana Potiguar de Fotografia é uma realização da ONG ZooN, que tem à frente o fotógrafo Henrique José, e da empresa Idea Haus, encabeçada pelo fotógrafo Ricardo Junqueira.
Resumo da programação - Palácio da Cultura – Cidade Alta, Natal RN
Por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário