A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) informou hoje (26), que após um ano sem o registro de casos de sarampo, a circulação endêmica do vírus da doença foi considerada interrompida no país.
O Brasil deverá receber o certificado de eliminação do sarampo pela OMS até o final de 2016.. O documento reconhece a eliminação da transmissão da doença em todo o continente americano.
Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a OpasOMS investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
O sarampo é normalmente transmitido por meio do ar e do contato direto. O agente infeccioso é um vírus que infecta as membranas mucosas e, em seguida, se espalha por todo o corpo, causando uma doença grave e altamente contagiosa.
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio, a Opas destacou a importância de os turistas e atletas se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. A Olimpíada acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro, seguidas da Paralimpíada, de 7 a 18 de setembro.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário