Especialistas garantem que um ambiente perfeito pode curar muitos casos de insônia sem a necessidade de um tratamento específico ou maiores mudanças nos hábitos e na alimentação.
O local do pernoite altera diversas percepções do organismo e influencia diretamente na qualidade da noite dormida.
- A primeira ênfase deve ser dada à luminosidade e ao silêncio. O quarto ideal deve ser sempre 100% escuro e silencioso.
Em muitos casos, a qualidade do ambiente é até mais importante do que a própria quantidade de horas dormidas, que podem variar de acordo com a individualidade.
- O sono precisa ter um ambiente bom, bem escuro, silencioso e um colchão adequado ao seu peso.
- Coloque um travesseiro entre as pernas na hora de dormir. Esse simples procedimento ajuda a estabilizar a coluna e diminui as chances de desconfortos dorsais durante o sono.
- Um ar seco, cheio de poluentes, afeta a respiração e prejudica o sono. A não circulação do ar no quarto pode deixar a pessoa com o nariz congestionado e a garganta irritada.
- Evite a utilização de muitos produtos sintéticos na própria mobília e confecção do quarto. A madeira é natural e faz melhor ao organismo, pois acumula baixa quantidade de poeira. A cerâmica no piso também é uma recomendação.
- Na própria cama, a melhor indicação é a de produtos naturais, como o algodão.
- Eliminar os sintéticos ajuda no sono e tem influência até no bom humor ao despertar.
- A televisão, outra vilã do descanso noturno, deve estar a uma distância significativa da cama. Se o quarto for pequeno, não se recomenda a utilização de aparelho televisivo, para evitar uma carga eletromagnética que é nociva à saúde.
Minha Vida (Guia do Sono)
Nenhum comentário:
Postar um comentário