Psicologia Econômica.
A psicologia econômica estuda nossos comportamentos econômicos, como nós compramos, gastamos, investimos. Estuda também os fenômenos de macro economia como inflação, desemprego, e micro finanças que é a vida financeira da população de baixa renda
Quando pensamos em investimentos, existem sempre decisões a serem tomadas, e a psicologia econômica analisa como nossa cabeça toma essas decisões.
Emoções e investimentos.
Emoções e investimentos pode ser uma combinação perigosa.
Racionalidade.
Se houvesse racionalidade pura, talvez nem existisse mercado financeiro, pois todos veriam o preço objetivo e não aceitariam pagar mais ou menos. Talvez nem houvesse transação econômica e financeira.
Não existe possibilidade de chegar num ponto de racionalidade absoluta em qualquer situação do ser humano, pois em qualquer decisão vamos ter um componente emocional bastante forte interferindo, isso faz parte da nossa arquitetura humana.
No âmbito dos investimentos, a medida que você vai identificando seus comportamentos e admitindo seus equívocos, você passa ter uma clareza maior no que você deve ou não fazer, mas no calor da emoção fica mais difícil de se controlar.
Investidor novo X antigo.
Em geral nós não gostamos de tomar decisões principalmente se existem muitas alternativas.
O investidor iniciante vai encontrar vários cenários, e empecilhos que podem tornar mais difícil tomar decisões corretas, o mais experiente está mais calejado, isso não garante, mas faz com que ele tenha um pouco mais de chance, pois já passou por altos e baixos e sabe como o mercado e ele próprio funciona.
Voracidade e medo.
Voracidade é o desejo de incorporar de tudo que for possível na maior quantidade possível, isso também se aplica ao dinheiro, pois o dinheiro é um bem finito, está disponível, mas com um limite e algumas pessoas tem o desejo de ter sempre mais. Ela vai investindo cada vez mais achando que o céu é o limite, do outro lado vem às pessoas com medo, pânico, que faz com que as pessoas queiram vender tudo e achem que vão ficar na miséria.
Transcrito do Blog: elaselucros.blog.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário