segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão


Hoje, 04 de junho, não é um dia para se comemorar, mas "refletir" sobre essa problemática existente bem próxima a nós, do que supomos.

A agressão às crianças é 'explicada' como repreensão por um mal feito, diz alguns pais, mas na verdade repreender é diferente de extravasar toda ira ou frustrações no corpo indefeso de uma criança, o que constitui-se em pura violência contra crianças.

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão ou Internacional contra a Agressão Infantil, melhor ainda, Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e Agressão como é denominado pela ONU, que o criou em 1982, não como data para comemorar, mas para refletir a respeito.


"Existem diversos níveis de agressão: a corporal, a psicológica, a social, a econômica... outros deve haver, com certeza, mas por ora fiquemos com esses".



VIOLÊNCIA CORPORAL

"Segundo o Ministério da Saúde, a violência é a segunda principal causa de mortalidade global em nosso país e só fica atrás das mortes por doenças do aparelho circulatório. Os jovens são os mais atingidos. Além deles, a violência atinge ainda, em grau muito elevado, as crianças e as mulheres".

VIOLÊNCIA ECONÔMICO-SOCIAL

"Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Trabalho Infantil (PNAD/2001), realizada pelo IBGE, o trabalho infantil é exercido por cerca de 2,2 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 14 anos de idade".

"Essas crianças necessitam trabalhar para ajudar no sustento familiar, o trabalho infantil é proibido pela Constituição Brasileira de 1988 e seu combate é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma das prioridades dos países em desenvolvimento".


Portal São Franncisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário