segunda-feira, 11 de junho de 2012

A atração facial pode ser explicada pela ciência


Uma matéria, baseada em pesquisa, bem interessante sobre como supostamente uma mulher escolheria um parceiro, me chamou a atenção quando afirma que, 'somos complicadas mesmo', mas a ciência explica a atração facial.

"A pesquisa encontrou as características buscadas pelas mulheres ao analisar e sentir atração por um rosto. “Descobrimos que as mulheres avaliam a beleza facial em dois níveis:
Primeiro elas analisam em um nível sexual, baseado em características faciais como o maxilar e os lábios, e depois em um nível assexuado, baseado na estética geral”.

 “Em um nível sexual básico, a atração representa uma qualidade que deve aumentar o potencial de reprodução, como a fertilidade e a saúde”.

As características não sexuais, quando o cérebro julga a beleza com base na soma das características físicas e psicológicas.

Para analisar como as mulheres determinam a atração facial, os psicólogos mostraram a 50 mulheres heterossexuais várias fotos de rostos femininos e masculinos. As participantes davam notas de 0 a 7 à beleza das pessoas, primeiro em uma base sexual, e depois em um nível estético, apenas. Nos testes, as participantes tinham que determinar a beleza dos rostos como se fossem seus parceiros ou colegas de laboratório.

A segunda fase do estudo foi feita mostrando para outro grupo de 50 estudantes as mesmas imagens, sendo que algumas estavam divididas horizontalmente, com as partes viradas. O mesmo processo de avaliação foi feito com esse grupo.

A conclusão a que os cientistas chegaram é que, ao dividir os rostos ao meio, as mulheres passaram a depender de uma estratégia mais sexual para avaliar o rosto masculino. O estudo mostra que existem duas maneiras – sexual e não-sexual – que as mulheres avaliam a beleza facial, e que elas podem ser feitas separadamente. 

Muitos cientistas acreditam que a atração sexual feminina é guiada a partir de hormônios como o estrogênio, ligado à reprodução. Já a atração estética seria guiada por outro hormônio, a progesterona.


Eu concordo que um belo rosto atrai, mas o conjunto bem "ajustado" faz maravilhas! rsrsrs....

Nenhum comentário:

Postar um comentário