"Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder". Frequentemente é aceito ou mesmo encorajado como parte da cultura de algumas organizações.
Como identificar se você sofre bullying na empresa?
Não é qualquer divergência que caracteriza bullying. Uma brincadeira de mau gosto ocorrida uma única vez não pode ser chamada de assédio.
Bullying pressupõe: repetição sistemática, intencionalidade (forçar o outro a sair do emprego), direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório), temporalidade (durante o expediente e por dias ou meses) e degradação deliberada das condições de trabalho.
Alguns sinais de que o profissional está sendo assediado são:
- Ter injustamente avaliações frequentes abaixo da média
- Sofrer críticas excessivas por chefes incompetentes ou não-atuantes
- Ser perseguido ou excluído da comunicação interna
- Pedir e não obter retorno sobre as tarefas entregues
- Ser transferido para salas isoladas da equipe ("ser colocado na geladeira")
- Ser humilhado com apelidos preconceituosos e outros sinais repetidos de agressão verbal
Como prevenir?
Muitos profissionais acreditam que as vítimas do bullying são escolhidas como consequência de sua baixa autoconfiança. Mas é justamente sofrer o ato repetidamente que afeta seriamente a autoestima, podendo levar à depressão e até ao suicídio.
Algumas medidas preventivas podem ser adotadas para evitar que haja assédio moral no trabalho:
- Busque informações sobre a empresa e a área onde está ingressando - se já houve casos de assédio, descubra como a empresa tratou o ocorrido
- Trate todos com respeito e educação, procurando ouvir as versões dos envolvidos antes de tomar partido em divergências ou acusações
- Seja polido ao comunicar seus limites pessoais ao chefe, para impedir que abusos ocorram e se estendam
- Evite ter visões preconceituosas e ressentidas que possam ser retaliadas por colegas ou chefes
- Mantenha críticas na devida proporção e as encare pelo lado profissional, a salvo quando são desrespeitosas ou preconceituosas
- Não apóie atos de assédio moral na empresa para não caracterizar coautoria
- Se você é chefe, promova programas de cooperação, palestras de conscientização e treinamentos de competências interpessoais para evitar o clima nocivo no ambiente organizacional
- Eleja moderadores ou facilitadores para resolver disputas ou divergências internas
- Saiba que a competitividade exacerbada e agressiva pode acabar estimulando bullying e acarretando doenças psicossomáticas ou demissões desnecessárias, onerando a empresa
- Encoraje a comunicação de alto nível, inclusive por email, e o suporte mútuo dentro das equipes.
Matéria e foto do msn.com.br
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