sábado, 2 de julho de 2011

TVs são obrigadas a transmitir programas adaptados para deficientes

Desde ontem, sexta-feira (01), as emissoras de TV com sinal aberto e já licenciadas para transmitir com o sinal digital terão de exibir pelo menos duas horas semanais de produções adaptadas para o público com alguma deficiência visual ou intelectual.


A chamada audiodescrição permite que quem não enxerga possa acompanhar as cenas sem diálogos ou textos de qualquer programa. Feita por especialistas, a narração detalhando o que se passa na tela será disponibilizada em um canal de áudio secundário, por meio da função SAP.


A portaria do Ministério das Comunicações que torna a adaptação obrigatória foi publicada em 2006. O prazo para que entrasse em vigor, entretanto, foi prorrogado duas vezes pelo próprio ministério para que as emissoras de TV tivessem tempo de se adequar.


A atual norma prevê que, até 2020, as geradoras e retransmissoras tenham de exibir 20 horas semanais de programas adaptados. 


Correio do Brasil

Um comentário:

  1. Obrigado por nos ajudar a divulgar o recurso da audiodescrição. Depois de 5 anos de luta, finalmente conseguimos fazer que as emissoras brasileiras de televisão começassem a veicular míseras 2 horas de programas com o recurso por semana. Nossa luta continua para fazermos que chegue a 24h por dia de programação audiodescrita.
    Paulo Romeu

    ResponderExcluir