terça-feira, 19 de abril de 2011

PPS propõe fim da reeleição e renúncia de parlamentar interessado em exercer cargo no Executivo

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), entregou ao presidente da Câmara, nesta terça-feira, as propostas da legenda para a Reforma Política. O documento será encaminhado à comissão criada para analisar a reforma.

Entre as sugestões, estão a eleição em dois turnos nas cidades com mais de 50 mil eleitores, o fim da reeleição e a adoção do voto distrital misto, que dá ao eleitor a possibilidade de votar duas vezes para deputado e vereador.

Segundo Roberto Freire, algumas propostas são polêmicas, como a que obriga o parlamentar que desejar exercer cargo no Executivo a renunciar ao mandato.

"Tem que renunciar se quiser ser ministro ou secretário porque ele foi eleito para ser deputado ou senador. Então, é uma tese importante, estamos aí definindo bem. Tem também a questão da suplência do Senado, tem várias propostas de acabar com a filiação partidária e domicílio eleitoral e remeter isso para os estatutos do partido. Isso é um problema interna corporis, não há uma tutela do Estado sobre isso. São propostas importantes. Eu diria que algumas removem entulhos que vêm desde a ditadura, que seria bom a gente renovar para refundar a democracia."

Para Roberto Freire, a questão política, a legitimidade e a representatividade da democracia brasileira enfrentam dificuldades e por isso é importante a discussão sobre mudanças nas instituições. Freire defende uma Reforma Política ampla, mas admite que seu alcance depende do debate, da participação da sociedade e da pressão que possa existir. 



Matéria publicada no www.camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário