terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prefeitura do Assú e Hemocentro realizam campanha de Coleta de Sangue



A prefeitura do Assú por meio da secretaria municipal de Saúde e o Hemocentro/RN promovem no sábado, 23 de março, de 8h às 14h, a campanha: Doe Sangue, Doe Vida, de incentivo à doação de sangue com a realização de coleta através de uma unidade móvel em Assú.

A ação tem como objetivos elevar o estoque de sangue no RN e conscientizar as pessoas da importância desse ato que pode salvar vidas, de forma que novas pessoas possam entrar a lista de doadores.

De acordo com dados do Estado, os estoques dos hemocentros do Rio Grande do Norte apresentam níveis preocupantes. Como conseqüência inevitável, os hospitais trabalham no limite de sua capacidade diária.

Conforme a Portaria 1.353/2011, do Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos, lembrando que acima de 60 anos só poderão doar aquelas pessoas que já tenham realizado uma primeira doação. As pessoas entre 16 e 17 anos de idade, também podem doar desde que com a autorização dos pais ou responsáveis.

Os candidatos a doação devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.

Para participar da ação de doação de sangue no dia 23 de março, em Assú, o doador deve procurar o Centro Clínico Dr. Ezequiel da Fonseca Filho, no horário das 8h às 14h

www.assu.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário